Como receber 11 mil mesmo sem ter contribuído para a Previdência

Como receber o benefício sem ter contribuído para a Previdência

Você que tem algum parente que está chegando a terceira idade, mas nunca contribuiu para a previdência, tenha conhecimento que é possível receber um benefício mensal de R$ 1.045,00.

Pessoas idosas com idade igual ou superior a 65 anos tem direito a receber um benefício mensal de salário mínimo pelo BPC – Benefício de Prestação Continuada. Vale ressaltar que o recurso não é apenas para pessoas com idade igual ou acima de 65 anos, pessoas com deficiência de qualquer idade também têm direito.

Como posso solicitar o BPC?

O benefício pode ser solicitado na agência do INSS da sua região. Vale ressaltar que, caso deseje realizar o procedimento, precisa ficar atento a alguns requisitos importantes. Uma das características fundamentais é que o solicitante não precisa ter acúmulo de outros benefícios, com exceção de assistência médica.

Quais os requisitos para solicitar o Benefício de Prestação Continuada?

Para solicitar o Benefício de Prestação Continuada é necessário seguir algumas condições:

  • Ter idade igual ou acima de 65 anos;
  •  O usuário não pode está recebendo outro benefício de Seguridade Social ou demais regimes, incluindo o seguro-desemprego;
  •  Precisa ter a renda família de ¼ do salário mínimo vigente por pessoa;
  •   Precisa ter cadastro no sistema do Cadastro Único dos Programas do Governo Federal (CadÚnico).

Como fazer a inscrição no CadÚnico?

Para ter direito ao Benefício de Prestação Continuada tem que estar dentro de todos os requisitos indicados pelo sistema. Por isso, todos os cidadãos que precisam do benefício devem possuir o CadÚnico. O responsável por realizar o cadastro do grupo familiar precisa ter acima de 16 anos, já o cidadão que vai receber o recurso do BPC, deve residir na mesma casa e dividir gastos e rendas.

Para realizar o cadastramento no CadÚnico basta visitar o posto onde realiza o cadastro na sua cidade, ou atualização do Bolsa Família na Assistência Social e CRAS.

Uma dica importante: O cadastro precisa ser feito, preferencialmente, no mês do aniversário do favorecido.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *