Aposentadoria: Várias regras foram alteradas

Aposentadoria

A aposentadoria sempre foi alvo de discussão e debates. O governo, tanto o atual e antigo, sempre pontuou a necessidade de reformular as regras pertinentes à aposentadoria dos trabalhadores brasileiros. Esse ano de 2019 essa reformulação virou realidade.

Várias regras foram alteradas. Uma delas é a aposentadoria por idade. Antes bastava ter 55 anos (para mulheres) ou 60 anos (para homens) para dar entrada na aposentadoria. Além disso, era preciso ter, ao menos, 15 anos de contribuição (para mulheres) e 20 anos (para homens).

A reforma feita na previdência mudou essas regras. A idade mínima para solicitar a aposentadoria é de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres. Além disso, é necessário ter contribuído por 30 anos, no caso das mulheres, e por 35 anos, no caso dos homens.

Esse fato mostra que mesmo que você tenha 62 ou 65 anos de idade não terá sua solicitação de aposentadoria aprovada se o não tiver concluído o tempo mínimo de contribuição (30 e 35 anos).

O valor a ser recebido pelo contribuinte também foi modificado. Antes o trabalhador recebia o equivalente a 70% do valor integral de contribuição e mais 1% para cada ano em que contribuiu. Esse valor podia chegar a 30%. Dessa forma, os trabalhadores não arrecadavam mais de 100% do valor integral da contribuição.

A reforma da previdência prevê que cada trabalhador receba o equivalente a 100% do benefício, caso possua 40 anos de contribuição (para homens) e 35 anos (para mulheres). O valor pode ultrapassar a marca dos 100% se por algum motivo o pagamento do tempo mínimo de contribuição for atrasado.

As regras são diferentes para alguns trabalhadores, tais como os professores e trabalhadores rurais, por exemplo.

Professores: Idade mínima de 57 anos (para mulheres) e 60 anos (para homens), sendo que o tempo mínimo de contribuição é de 25 anos.Trabalhador rural: Idade mínima de 60 anos para ambos os sexos e 20 anos de contribuição para ambos os sexos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *